06Nov

O que é Tarô? Para que serve?

O tarot é usado como auxílio para tomar decisões e esclarecer questões de vida, desde as mais simples e corriqueiras até as mais complexas e marcantes.O tarot pode ser usado de várias formas: como oráculo, para autoconhecimento, para meditação, para uso terapêutico, entre outros; mas sua principal aplicação é para orientação e aconselhamento das questões levantadas pelo consulente.

O tarot é um instrumento que nos permite analisar e refletir sobre nosso passado e presente através de seus símbolos, servindo de guia e nos orientando na tomada de decisões e escolhas futuras dos melhores caminhos e alternativas para nossa vida.

A palavra tarô na língua portuguesa (ou em outras línguas: tarot, tarock, tarok, tarocco, tarocchi etc.) não possui uma tradução específica — ninguém sabe ao certo sua real etimologia. Acredita-se que ele possa vir da palavra árabe turuq, que significa "quatro caminhos", ou talvez do árabe tarach, que significa "rejeito". Segundo a etimologia francesa, tarot é um empréstimo do italiano tarocco, derivado de tara, "perda de valor que sofre uma mercadoria; dedução, ação de deduzir"

Atualmente, o Tarot obtém expressão nas mais diversas áreas, sendo um instrumento de estudo e uso até pela Psicologia. Carl Gustav Jung, renomado psicólogo do século XX, falou em Arquétipo (imagens arcaicas), imagens da memória coletiva ancestral que estão dentro de nossos inconscientes e que podem ser ativadas por determinado Símbolo, que revigora e traz à tona toda a carga emocional que a imagem possui em si e que nos toca profundamente.

As cartas do Tarot são vistas então como ilustrações sobre os anseios da alma humana, uma espécie de história em quadrinhos sobre os nossos dramas.O tarot não dá respostas milagrosas e soluções prontas que vão resolver a vida do consulente. Ele fornece õesque o ajudam a avaliar e refletir suas atitudes, conhecendo-se mais e adquirindo mais confiança na hora de tomar decisões. Ou seja, ao tomarmos conhecimento de coisas positivas ou negativas que estão por vir podemos nos prevenir colaborando em nossas atitudes para reconhecer as boas oportunidades e aproveitá-las ao máximo ou para impedir problemas maiores através da mudança de atitudes e postura em determinado setor.Faça sua consulta, agende seu horário. Iremos dar respostas que ajudaram em uma conduta mais assertiva em sua vida.