Qual a diferença entre psicoterapeuta, psiquiatra e psicanalista?

User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 Vamos entender o que é terapia? Terapia (do grego: θεραπεία - do verbo therapeúo, "prestar cuidados médicos, tratar" ou terapêutica significa o tratamento para uma determinada doença pela medicina tradicional, ou através de terapia complementar ou alternativa.

 

O efeito da terapia é consequência de um tratamento particular ou em grupo, o qual deve ser benéfico ao indivíduo. Isto se torna verdade se o resultado era esperado, inesperado, ou ainda uma consequência involuntária do tratamento.

O que diferencia um efeito terapêutico de um efeito colateral é uma questão tanto da natureza da situação em que um tratamento é utilizado e os objetivos do tratamento.

Qual a diferença entre psicólogo e psicoterapeuta. O psicoterapeuta é um psicólogo clínico, ou seja, alguém que além de ter feito a faculdade de psicologia trabalha no atendimento individual, ou em grupo, em consultório. Sendo assim um psicólogo que trabalha em RH não seria considerado um psicoterapeuta. Mas devemos observar que é possível que haja psicoterapeutas que não possuam a faculdade de psicologia mas um curso de formação de psicoterapia.

Qual a diferença entre psicoterapeuta, psiquiatra e psicanalista? O psiquiatra é um médico e costuma ter o foco no tratamento medicamentoso. O Psicoterapeuta é o profissional que aplica técnicas de tratamento que envolvem as questões emocionais,  comportamentais, espirituais com técnicas variadas como as técnicas alternativas hoje liberadas pelo SUS.  O psicanalista, ou psicanálise também atua em psicoterapia com abordagem psicanalítica.

A psicoterapia é um tratamento tido como um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência humana, em todas as formas de sofrimento, permitindo transformações na personalidade do indivíduo, bem como em seus comportamentos.

O processo psicoterapêutico vem ajudando cada vez mais o ser humano a encontrar qualidade de vida social e individual, favorecendo a resolução de diversos conflitos, medos, inseguranças, entre outras questões.

Também se apresenta como um espaço favorável para o autoconhecimento, um momento de rever atitudes e comportamentos, de entender suas motivações mais profundas, de optar por novos caminhos, restabelecendo o processo criativo, intuitivo e formativo de cada um, e possibilitando uma vida mais plena de sentido e satisfação.

 

Que tal procurar um psicoterapeuta e entrar em contato com seu SER maior, ser favorável em todas as áreas de sua vida! Eu te faço este convite. 

 

 

Leave your comments

Post comment as a guest

0

Comments (95)

Load Previous Comments