O que é Programação Neurolinguística (PNL)

O nome Programação Neurolinguística (PNL) resume seus três pilares de sustentação. O neuro remete à mente, onde processamos nossas experiências por meio dos cinco sentidos. 

Linguística refere-se à linguagem ou a outras formas de comunicação não verbal. O termo programação pode ser entendido como uma comparação entre a mente humana e um computador: o cérebro é o “hardware”, enquanto a mente, os pensamentos e os comportamentos compõem o “software”, ou seja, o programa que define como o computador interpreta os dados recebidos.

A PNL é sobre comportamentos, a programação de nossos comportamentos. A Programação Neurolinguistica estuda estruturas especificas que geram um comportamento, oferecendo técnicas e ferramentas de intervenção nesta estrutura para que o comportamento seja remodelado.

Nossa vida e comportamentos são construídos também com base em experiências que tivemos, algumas conscientes, outras de forma inconsciente. A PNL permite encontrar as experiências e modificá-las, portanto, quando elas são lembradas, elas estarão modificadas estarão movidas para uma direção mais útil. Em resumo a PNL oferece técnicas para aprender e desaprender comportamentos.

A PNL pode mudar padrões de comportamento a longo prazo e ser aplicada onde quer que haja pessoas. Com suas ferramentas, você pode livrar-se de medos, fobias, maus hábitos e compulsões; melhorar sua memória; diminuir a ansiedade; superar neuroses; aumentar a autoestima; tomar decisões mais acertadas e organizar-se para realizá-las. Isso porque permite que seus praticantes “reprogramem” a mente, substituindo falhas de programação gerados no passado. Ela é como uma caixa de ferramentas infinita, sempre disponível para “consertar” o que afasta a excelência em qualquer área de sua vida. Não é à toa que tal conhecimento seja utilizado de diferentes formas por profissionais bem-sucedidos que nem sempre revelam que seus segredos derivam da PNL.

No mundo dos negócios, a Neurolinguística é usada por empresas de pequenas a multinacionais, no setor público e privado para melhorar as habilidades gerenciais de seus líderes e facilitar o relacionamento entre colaboradores e funcionários por meio do desenvolvimento de habilidades interpessoais.

A PNL é genérica. É muito mais que mentalizar ou se comunicar de forma positiva. Não é apenas para negócios ou de venda ou terapia ou treinamento. A PNL é uma ferramenta quase indispensável para adaptar-se a novas diversidades do mundo dos negócios e pode ser utilizada também nas mudanças do papel do líder, gerenciamento de conflitos e motivação.

Com a PNL você aprende a pensar de forma eficaz sobre como melhorar e se desenvolver, ao invés de "focar no problema '. Você aprende a olhar para outras abordagens criativas e muito mais para os desafios da vida de forma confiante, ao invés de apenas tentar consertar o que não está funcionando.

Já participou de treinamentos ou terapia em PNL? venha participar! Venha vivenciar.

 

 

Leave your comments

Post comment as a guest

0

Comments (96)

Load Previous Comments